A opção por uma cirurgia bariátrica está relacionada a uma série de fatores que devem ser avaliados pelo cirurgião especialista, competente e qualificado. Mas, uma vez definida como a melhor forma de tratamento para o excesso de peso e todos os males que possam estar acarretados por esta condição, cabe ao cirurgião especialista definir qual a técnica ideal para cada caso. Entenda como funcionam os métodos que são mais utilizado e suas vantagens e particularidades:
Bypass gástrico – técnica que corresponde a cerca de 75% das cirurgias bariátricas realizadas no Brasil devido a sua eficácia e segurança. Capaz de promover a perda média de 40% a 45% do peso inicial do paciente, soma dois procedimentos que resultam também no controle da diabete e hipertensão arterial. Enquanto o grampeamento de parte do estômago reduz seu tamanho, um desvio do intestino inicial promove o aumento de hormônios que causam sensação de saciedade e reduzem a fome.
Sleeve ou gastrectomia vertical – relativamente nova, a técnica vem sendo praticada desde os anos 2000 e registra eficácia no controle da hipertensão, colesterol e triglicérides. Os mais recentes congressos debatem muito a melhora da diabetes nesta técnica cirúrgica, já realizada por muitos cirurgiões. Acredita-se que, em pouco tempo, será a mais utilizada. O procedimento consiste em transformar o estômago em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml), promovendo boa perda de peso, comparável aos resultados do Bypass gástrico.