Obesidade: 5 dicas de alimentação para prevenir
1. Menos processados: opte por alimentos obtidos diretamente de plantas ou de animais ou então, aqueles que foram submetidos a processos que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.
2. Poucos alimentos de origem animal: estes alimentos são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas que necessitamos, mas não contém fibras e podem acrescentar elevada quantidade de calorias por grama e teor excessivo de gorduras não saudáveis, as conhecidas gorduras saturadas.
3. Óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades: produtos como óleos (de soja, milho ou de oliva), banha de porco, gordura de côco, açúcar (refinado, mascavo ou demerara) e sal de cozinha (refinado ou grosso) devem ser utilizados em pequenas quantidades, pois além de favorecer o ganho de peso, aumentam o risco de doenças do coração (sódio e gorduras), de cáries e diabetes (açúcar).
4. Desenvolva habilidades culinárias: o processo de cozinhar implica em preparações baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados. Por isso a importância de desenvolver habilidades culinárias, para alimentar-se daquilo que é mais saudável. Envolva as crianças no processo para elas começarem a compreender o que é melhor para a saúde delas.
5 – Evite ambientes desfavoráveis: comer em frente à televisão ou computador, sem atenção e de maneira rápida são comportamentos que podem levar a um consumo exagerado de alimentos e facilitar o ganho de peso.
Agendamento de consulta: (31) 3532-1405