14 cuidados no pós-opertório da cirurgia de vesicula biliar

Após passar pelo procedimento cirúrgico, é necessário que o paciente tenha alguns cuidados essenciais para que não sinta dor e tampouco desconforto. Abaixo listamos alguns destes cuidados:

1. Seguir a prescrição passada pelo médico;
2. Ter sempre alguém ao seu lado para poder ajudá-lo a sentar, seja na cama, cadeira ou um sofá, assim como também ajudá-lo a deitar ou levantar;
3. A alimentação deve ser com pouca ou nenhuma gordura. O ideal é ter uma dieta leve e equilibrada. Inclusive, nos 30 primeiros dias, devem ser evitadas carnes vermelhas gordurosas, manteiga, chocolates, queijos amarelos, salsichas, abacate, nozes, requeijão, produtos industrializados;
4. Durante o dia, consuma pequenas porções, pois assim estará evitando as terríveis náuseas. Além disso, ao se alimentar várias vezes ao dia com pequenas porções terá a sensação de saciedade e evitará a de enchimento, pois esta poderá prejudicar seus órgãos internos, por causa da pressão, causando inclusive dores;
5. Se sentir dor no ombro ou no peito, é aconselhável ingerir líquidos quentes. Este tipo de dor é por causa dos gases que inflamaram a barriga no procedimento cirúrgico;
6. Realize caminhadas em sua própria residência e se for possível, também ao ar livre, desta forma é possível ajudar na circulação sanguínea;
7. Após uma semana do procedimento cirúrgico, volte ao seu médico, justamente para que ele possa avaliar o seu estado, assim como também 5 semanas após o procedimento;
8. Siga todas as prescrições médicas, inclusive no que tange ao ganho, já que é preciso ter cuidado nesta hora por causa da cicatrização dos pontos;
9. Evite o consumo de qualquer bebida gaseificada, assim como também as alcoólicas;
10. Consuma suco de mamão, melancia ou laranja, para evitar a constipação intestinal;
11. Não se exponha ao sol o local do procedimento cirúrgico pelo prazo; médio de 180 dias, pois caso contrário, poderá ficar com marcas;
12. O mais importante ao fazer os curativos é sempre utilizar fita; micropore, lembrando que devem ser trocadas a cada 3 dias;
13. Mantenha a região da cirurgia sempre seca;
14. Utilize roupas confortáveis após realizar a retirada da vesícula.